domingo, 10 de janeiro de 2010

Com sensores do MIT, LCD reconhece gestos

No próximo sábado, pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apresentarão para a comunidade acadêmica o sistema de reconhecimento de gestos que poderá chegar à TV ou (até) aos celulares nos próximos anos.

O sistema desenvolvido por Matthew Hirsch e outros pesquisadores do Media Lab utiliza uma rede de sensores ópticos para interpretar os movimentos das mãos. No experimento do MIT, eles foram colocados atrás da grade de cristal líquido de uma tela de LCD de baixo custo. Para ativá-lo, basta apenas tocar na tela.

Boa parte das tecnologias de reconhecimento de gestos já existentes é baseada no uso de câmeras que encarecem o produto final. Ao dispensar esse elemento, a nova solução do MIT pode estar mais próxima das necessidades do mercado. De acordo com os pesquisadores, a Sharp já está pensando em vender a tecnologia.

Outro sistema desenvolvido pelo Media Lab, e super aclamado por aqui, é o Sixth Sense, do Pranav Mistry, um sistema de reconhecimento de gestos portátil. Recentemente, o indiano de 29 anos, anunciou que irá liberar o código de sua criação.

0 comentários:

Postar um comentário