domingo, 7 de fevereiro de 2010

Guitarra digital opera com Linux e touchscreen

As guitarras elétricas mudaram a história da música, e não parece que esta guitarra digital vai fazer o mesmo. Mas ela tem um funcionamento bem bacana: sem cordas, é controlada por uma tela sensível ao toque e sensores no braço.

A mão esquerda controla no braço que notas tocar e a direita, na tela, o tempo e a intensidade das notas. Em MIDI, o som da guitarra é completamente eletrônico, o que é legal por um motivo: os efeitos. Diferente das guitarras elétricas, não é necessário usar pedais para fazer efeitos, ou tirar a mão das cordas para acertar botões ou tremolos. Isso deve permitir o uso de distorções em praticamente toda a música. Segundo a fabricante, a australiana Misa, dá para controlar afinação e velocidade na tela.

Mas defensores das cordas, não se irritem. A Misa deixou bem claro que a intenção da guitarra digital não é imitar uma elétrica: esta peça foi feita para tocar música eletrônica. Não há como os sons em MIDI desta guitarra competirem com a beleza da vibração de cordas. A idéia é curtir os efeitos digitais mesmo.

0 comentários:

Postar um comentário