quarta-feira, 28 de julho de 2010

GPS da TomTom

A TomTom está refrescando sua oferta de GPS no país e acaba de lançar dois novos modelos com mapas brasileiros: o TomTom Ease e o TomTom XXL Brasil. As mudanças vão do visual ao software, mas no geral eles não ganharam muito mais recursos que os aparelhos anteriores da marca.

Para começar, o TomTom Ease (na foto acima) é parecido com o TomTom One, GPS para iniciantes cuja tela mede 3,5 polegadas. O acabamento da frente é praticamente o mesmo. Só que ele perdeu o formato arredondado nas costas e ficou mais quadrado e fino, além de ganhar novas capas para mudar de cor. As capas nas cores vermelho, verde, laranja e amarelo devem custar por volta de 60 reais.
O aparelho tem o mérito significativo de ganhar a função text-to-speech para falar o nome das ruas, coisa que o One não tinha. Os ícones do menu também estão mais caprichados. Ainda precisamos testar o mapa do GPS para ver se a navegação sofreu grandes mudanças. Estas são apenas as primeiras impressões sobre o aparelho, que ganhará um Review no site logo mais. O Ease chega às lojas custando 599 reais, um preço razoável para um GPS da TomTom.

Já o TomTom XXL Brasil tem uma tela maior, que cresceu de 4,3 polegadas do TomTom XL para 5 polegadas e também ganhou o text-to-speech. Seu menu está mais intuitivo e, com essa tela, o teclado virtual é uma beleza de usar. O preço do modelo é um pouco mais salgado: 899 reais. Ambos têm todos os menus em português, assim como gravações na nossa língua. Eles também têm o recurso Map Share, para modificar nomes de ruas.

Só que, por enquanto, nada de Bluetooth, leitor de cartões e outras novidades mais sofisticadas. Esses são recursos que a TomTom está deixando para mais tarde, para produtos que serão lançados ainda este ano, mas no exterior. A ideia, segundo Elias Kabeche, diretor regional da TomTom, é baratear os navegadores. Recursos já vistos nos concorrentes, como acesso à internet e à TV digital ficaram de fora e não têm previsão de chegada. “Não somos uma empresa com a especialidade de fornecer TV nos aparelhos. Nosso negócio é fazer navegação para carros”, afirmou.

0 comentários:

Postar um comentário