quinta-feira, 17 de março de 2011

Controle o PC com o pensamento

Há algum tempo já existem mecanismos de controlar o PC usando apenas o pensamento. É mais ou menos isso que o Emotiv EPOC faz (é o capacete da foto acima). Ele tem 14 sensores neurais e um giróscopio. Juntos, os sensores permitem comandar um computador somente com o pensamento.

Mexer o cursor do computador com o nariz, por exemplo, é algo possível com o Emotiv, criado por uma empresa australiana de mesmo nome. A bem da verdade, isso nem é tão novo ou legal assim. O mais bacana dele é realmente comandar o computador por meio do pensamento, quase que por telepatia.

Os sensores neurais escaneiam regiões do cérebro responsáveis por sensações como alegria e tristeza e realizam comandos com base nessas sensações. Por exemplo: com um novo programa, o EmoLens (que custa 40 dólares), é possível comandar uma apresentação de slides, que vai exibir apenas as fotos que deixam a pessoa feliz.

Essa é apenas uma das funções prometidas pelo Emotiv EPOC. Outros programas usam movimentos da cabeça ou piscadas para funcionar, além de mais poder do pensamento. O Emotiv é vendido nos EUA por 299 dólares.

0 comentários:

Postar um comentário