domingo, 8 de janeiro de 2012

Zenbook UX21

Leve e poderoso, o Zenbook é um belo representante da nova safra de ultrabooks, os laptops fininhos e fáceis de transportar. O corpo de alumínio com tela de 11,6 polegadas pesa 1,2 kg. A espessura não passa de 1,7 centímetro na parte menos estreita. O modelo impressiona pela capacidade de trabalhar com diversos tipos de aplicativos de forma tão tranquila quanto outros notebooks com telas de 13 a 16 polegadas testados . Na comparação com laptops maiores, só ficou atrás ao rodar games 3D mais complexos. No lugar do HD, usa drive de memória flash (SSD). Uma das vantagens é a rapidez ao ligar. A desvantagem é o menor espaço para arquivos.

A categoria ultrabook é uma invenção da Intel, mas foi a Apple que criou o patriarca da categoria, o Macbook Air. É natural, portanto, justapor linhas mais novas de ultrabooks ao modelo estabelecido pela Maçã. No caso, a comparação se torna ainda mais inevitável quando se observa que o Zenbook e o Air são muito similares, tanto em design quanto em configuração.

Ambos utilizam exatamente o mesmo processador: um Core i5 2467M, com dois núcleos rodando a 1,6 GHz (com overclock dinâmico de até 2,3 GHz). A ausência de uma placa de vídeo faz com que os dois computadores dependam da Intel HD Graphics 3000, que é uma ótima controladora gráfica para os padrões do vídeo on board. Dependendo da configuração escolhida, eles também podem compartilhar a mesma quantidade de RAM: 4 GB.

A diferença, em termos de configuração básica, só aparece no fato de que o Zenbook usa um SSD de 128 GB com SATA 6 Gb/s, enquanto o SSD do Macbook Air (igualmente capaz de armazenar 128 GB de dados) utiliza SATA 3 Gb/s. Em teoria, essa conexão dá a dianteira para o Zenbook quanto ao tempo de acesso de arquivos, mas essa vantagem é pouco perceptível no uso cotidiano.

0 comentários:

Postar um comentário