segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TV da LG tem sistema 3D igual ao dos cinemas

Ao lado do conteúdo escasso e dos preços altos, o desconforto ao assistir vídeos em terceira dimensão sempre foi motivo para pensar duas vezes antes de comprar uma TV 3D. Com a estreia da Cinema 3D TV 47LW5700, da LG, pelo menos esse último impedimento perde força. O modelo com tela de 47 polegadas de LCD com LED exibe imagens tridimensionais com a mesma tecnologia empregada nos cinemas, o 3D passivo. Isso permite o uso de óculos mais leves, confortáveis e baratos, maior ângulo de visão em 3D e menor cansaço visual. A TV começa a ser vendida em julho com quatro pares de óculos que pesam apenas 14 gramas e não usam bateria. A estimativa da LG é que o acessório avulso custe 20 reais, o equivalente a um décimo do preço dos óculos 3D ativo. Nos testes do INFOlab, o Blu-ray 3D ficou com boa sensação de profundidade e realismo quando o telespectador está sentado diante da tela, posicionado lateralmente e até deitado no chão. Quando a TV converte imagens 2D para 3D, dá para perceber uma profundidade discreta, mas não há objetos saindo da tela em direção ao espectador. Os aplicativos com conteúdo online, como as locadoras virtuais, são outro destaque. A presença de um navegador para páginas da web é legal, mas desde que o usuário não se irrite pela incompatibilidade com conteúdo em Flash e a dificuldade para se movimentar pela página usando o controle remoto convencional. O Magic Motion, um controle da LG semelhante ao do videogame Wii, torna a navegação muito mais amigável, mas ele não vem com a TV.

Outro acessório que não vem no pacote da TV é o adaptador Wi-Fi, que utiliza uma das duas USB, mas ele pode ser solicitado gratuitamente após a compra. Para complementar o wireless, está incluso um conector ethernet. Ela oferece ainda duas entradas RF, para sinais de antena e de cabo, além do sintonizador digital. Também estão presentes quatro entradas HDMI, uma vídeo componente, uma vídeo composto e uma D-sub. Há duas outras entradas, um a para composto e outra para componente, mas elas exigem o uso de um adaptador.

Quem quiser mais potência do que os dois alto falantes de 10 watts podem oferecer, tem a opção de utilizar a saída de áudio digital óptica ou a convencional saída P2. Já quem se contentar com esses valores pode utilizar o som nativo da TV por meio de uma entrada P2 e duas RCA estéreo (uma das quais necessita de um adaptador).

Pelo cabo de rede e pela USB é possível executar DivX, XviD, MKV, MPEG-2 e MOV, todos em em 1080p. Durante os testes, as legendas SRT foram carregadas automaticamente, com ótimo tamanho e legibilidade. Uma pena não ser possível mudar a cor ou a borda do texto.

Essa LG conta ainda com a interface SmartTV, que reúne os recursos da TV com conteúdo online. Os serviços online mais notáveis são Terra TV Video Store, NetMovies, Saraiva Digital, YouTube Leanback (por um aplicativo, não pelo browser), TV UOL e Terra TV.

Com um HD externo de 40 GB ou mais conectado à Cinema 3D via USB, é possível utilizar a opção Time Machine. Ela grava o sinal de TV digital, permitindo que o usuário não apenas assista aos programas armazenados como também possa usar funções como pause e rewind em programas ao vivo.

Apesar de não impressionar, a taxa de atualização de 120 Hz (TruMotion) é aceitável. Já o tempo de resposta de apenas 2.4 ms agrada bastante, mesmo se o usuário pretende usar a Cinema 3D em conjunto com consoles de games.

0 comentários:

Postar um comentário