domingo, 4 de abril de 2010

Pesquisadores criam Firefox com 3D nativo

Um grupo de pesquisadores pretende lançar um modelo diferente do Firefox, adaptado com recurso que possibilita exibição de gráficos em 3D. Os planos podem dar ao navegador oportunidades de maior interatividade nas páginas.

Embora, empresas de games já tenham criado ferramentas com essa mesma facilidade, o método do browser não necessita de complementos externos.

O projeto dos desenvolvedores é baseado no modo Real-time Ray Racing de gerar imagens em três dimensões. Os pesquisadores, no entanto, elaboraram uma maneira mais rápida de trabalhar com a tecnologia.

O sistema criado recebe o nome de RT Fact e foi integrado ao motor dos navegadores Firefox, Safari e Chrome, também chamado de Webkit. Com essa inserção, as imagens conseguem ser exibidas com o XML3D (parte da linguagem HTML) e assim as três dimensões são mostradas de forma nativa no browser.

Os pesquisadores responsáveis realizaram uma demonstração na feira de tecnologia Cebit 2010. A versão customizada do Firefox deve ser disponibilizada nas próximas semanas.

0 comentários:

Postar um comentário