sábado, 28 de agosto de 2010

Magic Trackpad da Apple

À primeira vista ele parece feito só para embelezar sua mesa. Afinal, sua função principal é fazer tudo o que um mouse já faz. Mas depois de brincarmos um pouco com o Magic Trackpad, da Apple, vimos que ele é bem mais legal do que isso.

Quem usa o touchpad do notebook definitivamente vai sentir bastante liberdade de movimentos devido ao seu tamanho, um pouco maior que o de um CD. A função que achamos mais útil, logo de primeira, foi o Rolar (Scroll), para mover páginas com dois dedos sem ter que clicar na barra lateral. O Deslizar, para avançar páginas, é outro recurso que tem seu mérito. Mas há mais funções diferentes que também agradam bastante.

Com quatro dedos, por exemplo, há duas funções que facilitam muito a vida. Mexendo os dedos para cima ou para baixo, volta-se à tela do desktop. Mexendo-os para a direita ou esquerda, dá para alternar entre os programas abertos. Assim, quem estava acostumado a usar o teclado para isso, consegue fazer as tarefas mais rápido. Como se usa quatro dedos para isso, seria mais difícil fazer o mesmo em um touchpad de notebook.

A superfície toda do Trackpad é clicável, como se fosse um botão de mouse. Porém também há a opção “Tap to Click”, ou “Encoste para Clicar”, na qual não é preciso pressionar o gadget como um botão de mouse. Basta encostar, como em um touchpad de notebook. Para usar o botão direito, é preciso definir um canto da superfície. O gadget vai entender os cliques naquela região como o botão secundário.

Todas as funções podem ser ativadas ou desativadas no menu de configurações do Trackpad. O menu, a propósito, pode ser personalizado, com ajuste de velocidade de movimentos. Além disso, ele mostra vídeos explicativos de cada funcionalidade do lado direito.

O Magic Trackpad se conecta ao Mac via Bluetooth e, para funcionar, requer a instalação de um driver de aproximadamente 75 MB. Há também um driver para Windows. Depois de instalado, é só sair usando. A única preocupação é se suas duas pilhas AA estão carregadas. Por enquanto, o gadget não foi lançado oficialmente no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário