quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Caneta eletrônica diminui o stress

Se todos os gadgets fossem como esta caneta, o mundo seria menos estressado (ou não). Criada por um estudante da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, esta caneta torna o ato de escrever cada vez mais difícil se for usada com agressividade. Isso, supostamente, deixa o escritor mais calmo. Mas apenas supostamente.

Miguel Bruns Alonso, seu criador, planejou a caneta para que ela detecte movimentos rudes e rápidos demais, identificados com o nervosismo. Assim, ela opõe resistência ao uso e aos movimentos, forçando a pessoa que está escrevendo a usar movimentos mais calmos. Então, a caneta também se torna mais fácil de usar.

Isso reduziria em 5% o ritmo dos batimentos cardíacos, segundo suas pesquisas. Para ele, essa é uma forma do gadget interpretar como o usuário está sentindo e ajudá-lo a aliviar o stress, tendência a ser seguida no futuro.

Só que Alonso provavelmente esqueceu alguns detalhes. A maioria das pessoas, ao usar um gadget que se torna mais difícil de usar, justo quando elas estão nervosas, provavelmente ia perder totalmente a paciência. Basta ver no YouTube os vídeos das pessoas destruindo PCs quando eles dão problemas. E imagine se você estivesse naquele momento fatídico para ganhar um jogo de videogame e, percebendo sua tensão, o controle ficasse mais difícil de usar?

Como a caneta ainda é um protótipo e não tem data para chegar ao mercado, o inventor ainda tem algum tempo para pensar melhor se sua caneta vai ajudar ou estressar ainda mais as pessoas. Você compraria uma caneta dessas?

0 comentários:

Postar um comentário