segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Star II aposta na interface TouchWiz

O Star II GT-S5260 é a segunda versão do celular básico da Samsung com a simpática interface TouchWiz, que fez sucesso em 2009 entre os que desejavam um aparelho com tela sensível ao toque, mas que, pelo custo, não comprariam um smartphone. A proposta do Star II é a mesma, reforçada pela adição de recursos como o LCD do tipo capacitivo e Wi-Fi. A conexão por 3G continua ausente. O problema do Star II é que em sua faixa de preço ele briga com smartphones básicos com Android. Nos testes do INFOlab, o modelo agradou pelos menus intuitivos e os muitos widgets, aplicativos, agregadores e atalhos para redes sociais e comunicadores. O nível de interação varia, mas o usuário consegue acompanhar o que rola no Facebook, Twitter, Orkut, LinkedIn etc. A navegação na web é frustrante. A configuração mirrada faz com que o browser trave mesmo sem ter outros aplicativos abertos ao mesmo tempo.

Coerente com o jeito de smartphone, o sistema operacional proprietário utilizado pelo Star II lembra um Bada mais rústico, porém eficiente. É possível reordenar os itens do menu principal e as telas que contém os widgets são personalizáveis. Um cartão microSD incluso dispõe de 2GB para armazenar dados, mas o telefone também aceita cartões de 16GB. Em geral, os aplicativos funcionam como versões básicas dos programas originais.

Palringo e Yahoo Messenger oferecem serviços de mensagem instantânea com uma interface simples e sem muitos recursos, mas não é possível executá-los em segundo plano. Os aplicativos do Twitter e do Orkut são limitados, especialmente no suporte a multimídia. Já o do Facebook é um pouco mais completo e permite enviar fotos. Fora as redes sociais, um aplicativo que agradou foi o dicionário inglês-português por possuir uma seleção lexical ampla e oferecer traduções objetivas.

Para acessar todo esse conteúdo online, a melhor forma de conexão do Star II é o Wi-Fi n, raridade em celulares básicos. Outra boa surpresa é a presença Bluetooth 3.0. Completando o rol de conexões desse telefone, encontramos uma porta microUSB e uma saída P2 para os fones de ouvido. Há ainda suporte a rádio FM, incluindo RDS.

0 comentários:

Postar um comentário